segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Alf








Premissa

ALF (Paul Fusco) segue um sinal de rádio amador para a Terra e acaba caindo na garagem da casa da família Tanner. Os Tanner são uma típica família de classe média em Riverside, Califórnia, EUA. A família consiste do assistente social Willie (Max Wright), sua esposa Kate (Anne Schedeen), sua filha adolescente Lynn (Andrea Elson), o filho mais novo Brian (Benji Gregory), e o gato Lucky.
Sem saberem ao certo o que fazer, os Tanner levam ALF para casa e o escondem da Alien Task Force (um grupamento do exército que procura extraterrestres) e de seus metidos vizinhos Trevor e Raquel Ochmonek (John LaMotta e Liz Sheridan), até que ele possa reparar sua nave. ALF geralmente fica escondido na cozinha. Eventualmente é revelado que Melmac, o planeta de ALF, foi destruído por uma catástrofe envolvendo bombas nucleares (embora nos primeiros episódios ALF tenha dito que seu planeta explodiu por uma sobrecarga elétrica quando todos os habitantes de Melmac ligaram o secador de cabelo simultaneamente). No quarto episódio da série, ALF tenta convencer o presidente dos EUA a parar o programa nuclear do país por temer que a Terra tenha o mesmo destino de Melmac. ALF não estava no planeta porque fazia parte da Guarda Orbital de Melmac. Gordon Shumway (o nome verdadeiro de ALF) ficou sem ter onde morar, mas não foi o único sobrevivente de sua espécie. Ele torna-se um membro permanente da família, embora o choque cultural, a solidão e a saudade de casa frequentemente causem problemas aos Tanner.
Embora muito da ficção científica em ALF tenha sido encarada de forma humorística, há referências a tópicos reais da exploração espacial, como ALF ter usado um sinal de rádio no início da história. No episódio "Weird Science", ALF constrói para Brian um modelo do sistema solar para seu projeto de ciências, mas há dois planetas depois de Plutão, chamados "Dave" e "Alvin", o que causa problemas a Brian na escola. Entretanto, após Willie dar um telefonema para uma organização de astronomia, ele explica a Brian que "Dave" pode ter sido o planetóide 2060 Chiron (descoberto em 1977 pelo astrônomo Charles T. Kowal).
A série original teve 102 episódios, cada um com o nome de uma música relevante ao tema abordado, onde ALF aprende sobre a cultura da Terra e faz novos amigos dentro e fora da família Tanner, incluindo Neal (Jim J. Bullock), o irmão de Willie; Dorothy (Anne Meare), a mãe de Kate, com quem ALF tem uma relação de amor e ódio e a quem ele chama de "bruxa", enquanto ela ameaça entregá-lo aos militares; Whizzer (Paul Dooley), o marido de Dorothy; Jake, o sobrinho dos vizinhos Ochmonek; Larry (Bill Daily), um psicólogo; e uma mulher cega chamada Jody (Andrea Covell) que nunca percebe que ALF é um alienígena, embora tenha percebido pelo toque que ele tem baixa estatura e é peludo. Várias mudanças ocorrem na família Tanner no decorrer da série, como o nascimento de um novo filho, Eric, a construção de um pequeno apartamento para ALF e a morte do gato Lucky, ao que ALF demonstra respeito apesar de sempre ter tentato pegar o gato para comer, admitindo que ele se tornou o pior tipo de Melmac, o "amante de gatos".
No final da série, ALF está prestes a ser resgatado por outros da sua espécie, mas é capturado pelos militares, e o espectador é levado a imaginar o que aconteceu em seguida. Este não deveria ter sido o final, e o episódio termina com a mensagem "a continuar…". Os produtores supostamente tinham um acordo verbal com a NBC para pelo menos mais um episódio para resolver a história, mas a NBC nunca cumpriu o acordo e a série foi cancelada. Entretanto, a história foi concluída no filme para a TV Project ALF.
[editar]O personagem ALF
Gordon Shumway é um alienígena apelidado de ALF (de Alien Life Form, Forma de Vida Alienígena) por William Tanner no primeiro episódio. ALF nasceu em 28 de Outubro de 1756, embora ele mencione seu aniversário em Agosto no episódio 7 ("Help Me Rhonda") no Leste do planeta Melmac. Melmac localiza-se seis parsecs adiante da constelação Hidra-Centauro e tem um céu verde, grama azul e sol roxo. A moeda é o Wernick (batizada em homenagem ao produtor Sandy Wernick) que vale dez dólares, e os fiapos de roupa que sobram nas lavanderias são tão preciosos em Melmac quanto ouro na Terra.
O corpo de ALF é coberto por pêlos marrons (a cor descrita por ele é "marrom siena"). Ele tem um focinho enrugado, sinais no rosto, oito estômagos, seu coração localiza-se aparentemente na cabeça, e ele gosta de arrotar, comer gatos e tinha um melhor amigo chamdo Malhar Naik em Melmac. Ele também tinha um amigo chamado Skip e uma namorada chamada Rhonda, que também escaparam da explosão. Ele frequentou a escola por 122 anos e foi capitão do time de bouillabaisseball, onde se joga com frutos do mar no lugar de uma bola.
ALF tem um enorme apetite, comendo tudo o que encontra. Ele é criador de problemas, sarcástico, desastrado e cínico, e algumas vezes coloca a si próprio em risco de ser descoberto enquanto faz uma de suas brincadeiras não-intencionais. Entretanto, quando as coisas vão longe demais, ele se esforça para corrigir seus erros, geralmente com bons resultados. Quando Lynn estava batalhando para conseguir dinheiro para comprar um carro, ALF vendeu parte de sua espaçonave usando o dinheiro para comprar uma Ferrari para ela. Em um episódio, ele tenta ajudar Brian a ganhar confiança na escola, dando a ele um "dente da sorte" que ele diz tê-lo ajudado a ser uma estrela em Melmac. Em outra ocasião, ele ajuda Dorothy a lidar com a morte de Sparky e aceita a amizade de Whizzer. Após a vizinha Raquelle Ochmonek ser ridicularizada na TV por afirmar ter visto ALF, ALF liga para o programa para defendê-la. ALF também ajuda Racquel ao colocar sua imagem na TV dela, onde aparece dizendo ser do espaço e agradece por ter acreditado nele (mas pede para deixar uma torta para ele do lado de fora, tentando obter vantagem mesmo quando a ajuda). Ele tem pelo menos 30 parentes, os primos "Pretty Boy Shumway" e "Blinky", os tios "Tinkle" e "Goomer", a vovó Shumway, o irmão Curtis, os pais Bob e Flo, e tios Bubba, Wagner e Eugene. Durante uma crise de amnésia, ele acredita ser um corretor de seguros chamado Wayne Schlegel.
[editar]Elenco

[editar]Personagens & atores
Mihaly 'Michu' Meszaros: ALF (disfarce)
Sobre o personagem ver o item: A.L.F: Um caso a parte. O nome verdadeiro de ALF é Gordon Shamooey, ele caiu na casa dos Tanner num dia qualquer.
Sobre Mihaly: Durante a série, quando o personagem precisou mostrar o corpo, ele vestia a fantasia que cabia muito bem.
Paul Fusco: ALF (voz)
Sobre o personagem ver o item: A.L.F: Um caso a parte.
No Brasil, a voz coube ao ator Orlando Drummond
Sobre ALF no começo: ALF era uma cabeça que tinha a voz de Paul Fusco, logo depois virou uma fantasia (ver acima).
Max Wright: Willie Tanner
Willie é o mestre de família, odeia as coisas que ALF faz e tenta sempre manter as coisas em ordem, no fundo nutre um grande sentimento por ele, o que o faz permitir ALF em sua casa e sempre o ajudar.
Anne Schedeen:Kate Tanner
Kate é a dona de casa, não gosta muito do que ALF faz, mas acaba o aceitando na família e o adotando como um filho, ALF várias vezes à chama de Mamãe. No primeiro episódio ela odiava ALF, mas quando um militar bateu em sua casa dizendo que iria torturar ALF até a morte, ela o protegeu.
Andrea Elson: Lynn Tanner
Lynn é a filha mais velha da família e como uma jovem tem muitos problemas que são superados sempre. ALF tinha uma paixão por ela, que acaba logo. ALF sempre a ajuda a conquistar alguém, mas sempre dá errado e ela sempre arranja o maior mané com nome idiota.
Benji Gregory: Brian Tanner
Brian é o filho mais novo, adora ALF e suas traquinagens. Trata ALF como um irmão e tenta ser como ele, mas sempre é impedido por seus pais. No primeiro episódio, Brian pega uma cerveja porque ALF mandou.
John LaMotta: Trevor Ochmonek
Trevor é um machão preguiçoso, porco e adora mulheres nuas, ou seja: um definitivo homem. Nunca acredita que existe um alien vivendo ao lado dele, nunca demonstra muito amor, porém é muito amigo de Willie.
Liz Sheridan: Raquel Ochmonek
Raquel é a esposa de Trevor, quando aparece vê motivos da existência de um alien.
(Jim J.Bullock):Neal Tanner
Neal Tanner é o irmão do Willie. Ele apresenta ser uma pessoa ingênua, e pede para os outros resolverem seus problemas. Neal reencontra Willie depois de se separar de sua esposa, Margarett. Ele sabe da existência de ALF por causa de Willie que insistiu que ALF o conhecesse, o que inicia uma amizade entre os dois.
(Paul Dooley):Whizzer
Whizzer é marido de Dorothy, mãe da Kate, que se casou com ele após perder seu marido. Assim como Dorothy ele sabe da existência de ALF e também guarda segredo sobre ele.
(Andrea Covell):Jody
Jody é uma mulher cega. Ela aparece no episódio em que ALF queria ter um romance secreto sem estragar a sua identidade. Ela sabe que ALF existe, mas não sabe que ele é um extraterrestre e somente nota diferença quando toca em ALF e sente os pêlos e sua altura que é baixa.
(Bill Daily):Larry
Larry é um psicólogo que sabe da existência de ALF, porém o ajuda. Ele conhece ALF quando Willie pede para que ele o ajudasse a resolver problemas com o alienígena, principalmente no episódio em que ALF usa um boneco ventríloco para desabafar seus problemas.
(Anne Meara):Dorothy
Dorothy é a mãe de Kate, ela descobre ALF quando vai visitar Kate. Ela sempre briga com ALF, mas eles se entendem principalmente quando ALF dá conselhos que ajudam ou quando ele tenta ser legal. Quando Dorothy ficou deprimida com a morte do marido, ALF ajuda ela a voltar a ser feliz.
(Josh Blake):Jake Ochmonek
Jake Ochmonek é um garoto que sabe da existência de ALF. Ele é sobrinho de Raquel e Trevor Ochmonek e também guarda segredo sobre a existência de ALF. Os dois são muito amigos e Jake vive perturbando a Lynn com cantadas.
[editar]Fatos interessantes


Seções de curiosidades são desencorajadas pelas políticas da Wikipédia.
Este artigo pode ser melhorado, integrando ao texto os itens relevantes e removendo os supérfluos ou impróprios.
ALF significa 'Alien Life Form' - Forma de vida alienígena.
Há uma citação do dublador original de ALF (Paul Fusco) como parte de uma tese de Maura (2ª Temporada - Tequila) sendo "Estado vs Fusco"
Um episódio foi uma paródia do filme "Aliens" de James Cameron, tanto que até a música fora composta sobre uma existente no filme (1ª Temporada - La cucaracha)
Se vocês ouvirem a dublagem nos três diferentes línguas (Japonês, inglês e português) na versão DVD verá que aquela gargalhada acontece em momentos diferentes das falas do mesmo episódio.
Houve uma especial de natal com qualidade de filme, diferente de TV para o ALF na 2ª Temporada - ALF Especial de Natal um episódio duplo de 20 minutos cada, sem introdução.
A série ALF tem 4 temporadas (1986-1990) e começou a ser distribuída em formato DVD com a dublagem original em 2009 com a primeira temporada, e no mês de fevereiro de 2010 com a segunda temporada.
No episódio "Tente se lembrar" da 1º temporada, todas as vozes dos episodios que aparecem em flashbacks foram re-dublados para este.
Percebe-se claramente que o personagem na grande maioria dos episódios, é uma marionete de tamanho grande, já que anda de forma muito torta. Observe o mesmo andar com o ator vestindo a fantasia de corpo inteiro.
Nota-se a semelhança das familias de "Hospede do barulho" (Esposa\Marido\Filho\Filha adolescente e cachorro e vizinha bisbilhoteira) e "E.T - O extraterrestre" (Mãe\Filho\filha\Filho adolescente\cachorro) aos Tanners (Willie\Kate\Brian\Lynn\Lucky).
O ALF esta fazendo 24 anos de série (quando estreou) e 20 anos quando terminou.
ALF foi baseado no filme "E.T - O Extraterrestre", no primeiro episódio Brian cita que a familia ficou com o alienígena e Kate rebate que era apenas um filme.
Quando ALF diz que a cada 75 anos um Melmaquiano sofre por uma transformação complexa no episódio "Coisa selvagem" existe um erro de contagem. Se ele tem 229 anos atualmente na ordem ele ja passou pela transformação:
Idade Ano
75 1832 (1ª vez)
150 1907 (2ª vez)
225 1982 (3ª vez)
A próxima transformação que ele vai ter será em 2057.
Existem duas versões para a explosão de Melmac. Numa ALF diz que todos ligaram os secadores de cabelo ao mesmo tempo e na outra fala sobre uma crise nuclear.
Durante a série é possível notar a pre-disposição de ALF para psicologia, já que em todos os episódios o vemos usar técnicas. Num dos episódios em fala que faltavam 2 horas para ele terminar o curso. O outro que ele fez, foi odontologia.
Ator do filme O Hóspede do barulho aparece num episódio do Alf (Canção) no que faz o papel de um colega da escola de Brian irritante.
Kate erra o nome do planeta de ALF num episódio chamando o de "Mork" - este é o nome do alienígena que em 1975 foi interpretado por Robin Willians.
[editar]Empregos de ALF

Vendedor de cosméticos
Distribuidor de jornais
Humorista profissional
[editar]Em outras mídias

A empresa Mimo fabricou em 1988 um boneco de pelúcia de ALF.
ALF também teve sua série animada, que conta suas aventuras no seu planeta Melmac, antes de vir para a Terra. Mas após o fim de cada episódio, ALF aparecia pessoamente, como na série original.
Após terminar a série, ALF aparece por um único episódio na série Blossom. Ele aparece em um sonho da menina Blossom e desta vez não foi dublado por Orlando Drummond Cardoso.
ALF também aparece em um episódio da série Os Simpsons ao lado de vários outros personagens alienígenas famosos, como Marvin Marciano de Looney Tunes. Duas coincidências: o produtor musical da série ALF também tem o mesmo nome do extraterrestre: Alf Clausen, que também trabalhou com a trilha sonora de Os Simpsons.
A Editora Globo publicou no Brasil, entre 1989 e 1990, uma série de revistas de ALF. Ao todo foram publicados 20 gibis, que eram mensais.
ALF apareceu também na série Uma Familia da Pesada no programa HQ News.
Em 2009 foram lançadas as 1ª e 2ª Temporadas em DVD com dublagem original da Herbert Richers.
[editar]Dubladores brasileiros

ALF - Orlando Drummond Cardoso
Willie Tanner - José Santanna, Júlio Chaves (Redublagem)
Kate Tanner - Ilka Pinheiro (1ª voz), Nelly Amaral (2ª voz)
Lynn Tanner - Miriam Ficher, Flávia Saddy (Redublagem)
Brian Tanner - José Leonardo, Danton Mello, Ségio Cantú, Peterson Adriano, Luciano Monteiro (Redublagem)
Weezer - Sílvio Navas, José Santa Cruz (redublagem)
Raquel Okmoneck - Selma Lopes, Jane Kelly (redublagem)
Trevor Okmoneck - Marcos Miranda, André Luiz Chapéu, Júlio Cesar, José Santa Cruz (redublagem)
Jake Okmoneck - Peterson Adriano (1ª voz), Oberdan Júnior (2ª voz)
Dorothy - Angela Bonnati, Selma Lopes (redublagem)
Larry - Darcy Pedrosa (1ª voz), José Santa Cruz (2ª voz)
Jody - Sônia Ferreira
Neil - André Filho
Personagens secundários: Antônio Patiño, Carlos Marques, Carmem Sheila, Cleonir dos Santos, Darcy Pedrosa, Garcia Neto, Garcia Júnior, Jomery Pozolli, Luís Feier Motta, Ionei Silva, José Santa Cruz, Júlio Chaves, Marco Antônio Costa, Mário Monjardim, Mário Jorge de Andrade, Francisco José, Orlando Prado, Paulo Flores, Roberto Macedo e Sílvio Navas, dentre outros.
Estúdio - Herbert Richers (Rio de Janeiro)
[editar]Project ALF

É um filme de 1996 que completou a série. No filme, os cientistas da NASA decidem matar ALF para ver suas cordas vocais, só que com seu jeito de ser, ALF conquista o coração dos cientistas e tem a ajuda deles e da família Tanner para fugir da ATF. Porém, o que eles não sabiam é que ALF estava sendo observado pelo presidente da NASA, Sr. Applecrabble e ele fará de tudo para persegui-los.
[editar]Exibição no Brasil

[editar]TV aberta
Foi exibido pela primeira vez pela Rede Globo, na década de 80, dentro do programa Sessão Comédia.
Anos mais tarde, já no final da década de 90, foi exibido pelo Canal 21 e pela Band,
Foi exibido aos sábados pelo SBT, e em 2004 de segunda a sexta, as 13h15
Em 2 Janeiro de 2011 a Rede Globo Voltou A Exibir Novamente no novo bloco Flashback(Semelhante a Nick At Nite,da Nickelodeon)que tem a função de exibir famosos seriados antigos do Gênero comédia todos os domingos na programação da emissora das 23h até 02h30 depois do Fantástico.Famosos Seriados Antigos exibidos a partir da estréia do bloco(2/01/11)atualmente exibe ALF,O ETeimoso,A Feitiçeira,Jennie é um Gênio,Família Adams,Os Monstros e Jebedaia,sendo os seriados exibido no Nick At Nite também,exceto Jebedaia que não é exibido no Nick At Nite,somente na Rede Globo,aonde já foi exibido em 1995.ALF,O Eteimoso é o primeiro seriado a ser exibido no Bloco,23h depois do Fantástico.Obs:Os Seriados são exibidos nessa ordem divulgada,o bloco só exibido famosos seriados antigos(Exceto aqueles seriados antigos que já são exibidos na Programação Normal Da Emissora).
[editar]TV Paga
Também no final da década de 90 foi reprisado pelo Warner Channel.
Atualmente é exibido de Segunda à Sexta pelo Nickelodeon, no bloco noturno Nick at Nite (com nome ALF, o É Teimoso), á 01:30 e ás 02:30.

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

chicão



Biografia

[editar]Origens
O zagueiro começou sua carreira no Mogi Mirim (2000 até 2003), equipe próxima de sua cidade natal. Passou também pela Portuguesa Santista (2003 a 2004), América (2004 a 2005), Juventude (2006) e Figueirense (2006 e 2007).
[editar]Figueirense
No Figueirense, foi Campeão Catarinense em 2006 e um dos destaques do time — além de capitão era o cobrador de faltas.
[editar]Corinthians
Foi contratado pelo Corinthians para o Campeonato Paulista de 2008 e a Série B daquele ano, sendo um dos destaques da equipe em ambas as competições. Chegou à final da Copa do Brasil de 2008 e ficou com o vicecampeonato. Em 8 de novembro conquistou o título da Série B pelo Corinthians. Em 2009, conquistou o Campeonato Paulista e a Copa do Brasil.
Desde que chegou ao Corinthians em 2008, Chicão se tornou o 2º zagueiro que mais marcou gols com a camisa do Corinthians.
[editar]Títulos

Figueirense
Campeonato Catarinense: 2006
Corinthians
Campeonato Brasileiro Série B: 2008
Campeonato Paulista: 2009
Copa do Brasil: 2009
[editar]Prêmios

Melhor Zagueiro Central do Campeonato Brasileiro (Troféu Mesa Redonda): 2010
[editar]Curiosidades

O jogador ganhou o apelido de Chicão pela semelhança na forma de jogar do ex-zagueiro da Seleção Brasileira Chicão.

Liédson da Silva Muniz





Carreira

Após ter sido revelado pelo Poções da Bahia, Liédson passou pelo Prudentópolis, do Paraná. Jogou também por pouco mais de um mês no Inter-SM, do Rio Grande do Sul. Não se sabe ao certo o que acarretou a dispensa do jogador por parte do clube gaúcho. O principal motivo que foi veiculado na mídia foi que pelo seu estilo franzino, o Inter-SM não acreditou que Liédson poderia jogar na segunda divisão do Gauchão. O preparador físico do clube à época, Luiz Fernando Nunes, afirmou que o atleta havia participado apenas de um recreativo e com tênis de corrida em vez de chuteiras.[2]
Em 2002, jogou o Campeonato Brasileiro pelo Flamengo e deixou boa impressão, já que, em apenas 29 partidas disputadas, chegou a marcar 15 vezes.
No início de 2003, assinou contrato com o Corinthians, porém, no meio daquele ano, transferiu-se para o Sporting Clube de Portugal.
Atacante veloz, de grande mobilidade, boa impulsão, espontaneidade e exímia finalização, Liédson é dono de uma inata capacidade para marcar gols, sendo considerado, por muitos adeptos, como um dos melhores do mundo na posição.
De fato, seus números pelo clube português são impressionantes, senão vejamos:
Na temporada 2004/05, Liédson foi o melhor marcador da Superliga de Portugal, com 25 gols, em 34 partidas; e o segundo melhor marcador da Taça UEFA, com 9 gols.
Na temporada 2005/06, foi o segundo melhor marcador do Campeonato Português, com 15 gols, em 31 partidas.
Na temporada 2006/07, voltou a ser o melhor marcador do Campeonato Português, com 15 gols, em 28 partidas.
Contudo, ainda faltavam títulos à carreira de Liédson. Estes começaram a aparecer somente a partir da temporada 2006/07, em que o Sporting conquistou a Supertaça de Portugal e a Taça de Portugal.
Uma temporada mais tarde, mesmo não tendo disputado a final por conta de uma lesão, Liédson sagrou-se bicampeão da Taça de Portugal, conquistando também a Supertaça.
Em 2008 o nome de Liédson ganhou as manchetes na imprensa baiana por conta de uma suposta fraude em seu histórico profissional. O presidente da Federação Bahiana de Futebol (FBF), Ednaldo Rodrigues, foi denunciado por falsidade ideológica pelo Ministério Público Estadual. O dirigente foi acusado de fraudar uma certidão do jogador, então com 30 anos, na qual constava que ele foi formado nas divisões de base do time do Poções. A falsificação no documento prejudicou a Liga Valenciana de Futebol, de Valença, que não teria recebido percentual pela venda do atleta, apesar de ser a verdadeira formadora do jogador. [3]
O presidente da FBF foi acusado de alterar a certidão do jogador para constar que ele tinha atuado no Poções, entre 15 de agosto de 1993 e 6 de setembro de 2000. Mas, na verdade, o jogador tinha atuado na Liga Valenciana entre 1995 e 1999. A funcionária do Departamento de Registro da Federação, Maria Balbina Barbosa de Sousa, prestou depoimento à polícia e confirmou aa cusação contra o chefe e disse que foi obrigada por ele a assinar o documento adulterado. Liédson não foi denunciado porque não sabia da adulteração do documento. O caso foi arquivado.[4]
Em 13 de setembro de 2009, Liédson marcou seu centésimo gol no Campeonato Português (em 176 jogos). Era seu 250º jogo oficial com a camisa do Sporting.
Em 31 de janeiro de 2011, o Sporting confirmou à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) o acordo a que chegou com o Corinthians, no valor de 4,5 milhões de reais, para a transferência em definitivo do jogador a partir de 7 de fevereiro de 2011, para a disputa da Taça Libertadores da América 2011. [5]
No dia 4 de fevereiro de 2011, Liédson fez seu jogo de despedida após atuar por quase oito anos no Sporting, em partida contra a Naval. Liédson se despediu da torcida marcando dois gols, no empate em 3 a 3.
Reestreiou no Corinthians em 9 de fevereiro de 2011, marcando dois gols na vitória sobre o Ituano,contra o Paulista um empate em 0 a 0 sendo o destaque do time e logo após marcando os 2 unicos gols da vitoria contra o Mogi Mirim pelo Campeonato Paulista. Após esse jogo, Liédson colaborou fazendo o terceiro gol do Corinthians no clássico contra o Santos, na vitória por 3x1.
[editar]Estatísticas

Clube Época / Temporada Campeonato Camp. Estadual Taça / Copa Taça da Liga / Copa Estadual Supertaça Continental Total
Jogos Gols Jogos Gols Jogos Gols Jogos Gols Jogos Gols Jogos Gols Jogos Gols
Prudentópolis 2001 0 0 15 5 – – – – 15 5
Total 0 0 15 5 – – – – 15 5
Coritiba 2001 9 5 – – – – – 9 5
2002 – 3 1 2 0 15 14 – – 20 15
Total 9 5 3 1 2 0 15 14 – – 29 20
Flamengo 2002 24 14 – – – – – 24 14
Total 24 14 – – – – – 24 14
Corinthians 2003 14 10 11 6 – – – 8 6 33 22
Total 14 10 11 6 – – – 8 6 33 22
Sporting 2003–04 30 15 – 2 1 – – 4 3 36 19
2004–05 31 25 – 2 1 – – 14 9 47 35
2005–06 31 15 – 5 2 – – 2 0 38 17
2006–07 28 15 – 6 6 – – 5 0 39 21
2007–08 26 11 – 4 3 5 4 1 0 11 6 47 24
2008–09 26 17 – 2 2 3 4 – 4 2 35 25
2009–10 28 13 – 3 3 2 2 – 13 4 46 22
2010-11 14 6 – 3 2 2 1 – 6 2 25 11
Total 214 117 – 27 20 12 11 1 0 59 26 313 174
Corinthians 2011 0 0 4 5 – – – – 4 5
Total 0 0 4 5 – – – – 4 5
Total na carreira 261 146 32 17 29 20 27 25 1 0 67 32 417 240
[editar]Títulos

Corinthians
Campeonato Paulista: 2003
Sporting
Taça de Portugal: 2006/07, 2007/08
Supertaça de Portugal: 2006/07
[editar]Campanhas de destaque

Sporting
Vice-campeonato: Liga Sagres - 2005/06, 2006/07, 2007/08, 2008/09
Vice-campeonato: Copa da UEFA de 2004/05
[editar]Artilharia

Coritiba
Copa Sul-Minas: 2002 (14 gols)
Sporting
Campeonato Português: 2004/05 (25 gols), 2006/07 (15)
[editar]Curiosidades

Antes de se revelar como grande jogador de futebol, Liedson trabalhava na mercearia do seu pai.
Quando jogava pelo Flamengo, era chamado de Liedshow;
Liédson é conhecido entre os sportinguistas como "Levezinho" ;
No seu primeiro jogo no Sporting, o seu nome nas costas da camisa tinha o 'S' ao contrário, como um 'Z', o que o próprio Liédson tomou como um amuleto e passou a usá-la assim por algum tempo;
"LIEDZON RESOLVE" era o lema de uma das faixas, que os adeptos do Sporting começaram a carregar a todos os jogos do Sporting;
Liédson marcou seu centésimo golo com a camisa do Sporting, em 2008, numa partida contra a Roma, válida pela UEFA Champions League;
A 22 de Outubro de 2008, Liédson tornou-se o melhor marcador de sempre da história do Sporting nas competições européias, marcando o seu 19º golo no jogo da UEFA Champions League entre Shakhtar e Sporting (0-1);
A 18 de Janeiro de 2009, Liédson tornou-se o melhor marcador estrangeiro de sempre na história do Sporting ao marcar 3 golos num jogo para a Taça da Liga contra o Paços de Ferreira (5-1);
Em 2009, Liédson deu entrada para a requisição da cidadania portuguesa e, em seu primeiro jogo com a camisa da Selecção Portuguesa, marcou um golo contra a Dinamarca, o que a manteve na luta por uma vaga na Copa do Mundo FIFA de 2010;
Seu primeiro poker (4 gols num jogo) foi vestindo a camisa do Corinthians, pelo Campeonato Brasileiro de Futebol de 2003, contra o Vitória (4-0), no estádio do Pacaembu[6].
Pelo Sporting, seu primeiro poker aconteceu na temporada de 2009/10, contra o Belenenses (4-0), no estádio do Restelo.[7]
[editar]

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Gary Coleman



Carreira

Foi protagonista da série Diff'rent Strokes (Minha Família é uma Bagunça ou Arnold, 1978 - 1986). Devido a uma disfunção renal que o impossibilitou de crescer, ele parecia ser uma criança de oito anos até o último ano da série, 1986. Tornou-se astro da noite para o dia, aparecendo em comerciais e estrelando em 1982 o seu próprio desenho animado - The Gary Coleman Show (exibido no Brasil pela Rede Manchete, com o nome Andy, o Anjinho da Guarda).
Com o fim de Diff'rent Strokes em 1986, Gary passou a fazer pequenas aparições em séries e filmes, até que foi sendo esquecido pelos produtores e pelo seu público. Tentou suicídio duas vezes e mais tarde processou seus pais e empresário, por roubarem todo o seu dinheiro. Quando estava em um shopping de Los Angeles, esmurrou uma fã, que insistentemente queria seu autógrafo. Foi preso e processado a pagar as despesas médicas da vítima. Fez uma rápida aparição em The Fresh Prince of Bel-Air (Um Maluco no Pedaço, no Brasil), onde ele vai à mansão dos Banks no intuito de comprá-la.
Em 2001, falido e com dívidas, arrumou um emprego como segurança também em um shopping de Los Angeles. Em 2003 concorreu ao governo da Califórnia e perdeu para um outro ator, Arnold Schwarzenegger. Desde então, fez aparições esporádicas na TV. A última foi na série Drake & Josh (também exibida pelo canal Nickelodeon), no episódio "The Gary Coleman Grill", em uma gozação com o famoso George Foreman Grill e até virando personagem de Postal²: Share the Pain. Gary também fez uma pequena aparição em dois episódios da série My Wife and Kids (Eu, a Patroa e as Crianças, no Brasil), onde seu nome era mencionado no sonho de Michael Kyle (personagem de Damon Wayans): "Kady será baixinha e bonitinha pra sempre, assim como Gary Coleman" e em outro onde é carregado por Shaquille O'Neal e também é citado no seriado Everybody Hates Chris (Todo mundo odeia o Chris no Brasil) no épisódio em que o protagonista da série ouve e conta piadas.


Gary Coleman em 2007
Por possuir uma disfunção nos rins, o ator não cresceu e media 1,42 m. Após a série Arnold esteve envolvido em várias confusões veiculadas em tabloides como tentativas de suicídio, processos contra seu empresário e seus pais e desavenças com fãs.[2]
[editar]Morte

Gary Coleman morreu em 28 de maio de 2010, aos 42 anos em sua casa em Provo, Utah. A saúde do ator havia piorado desde sua internação no dia 27 de maio. Coleman teria caído da escada de sua casa, localizada na cidade de Santaquin, próxima a Salt Lake City, e sofrido uma hemorragia craniana. De acordo com o site especializado em notícias de celebridades TMZ, Coleman teria caído e batido a cabeça. Segundo a página, o ator de 42 anos já teria sofrido duas convulsões no mesmo ano, uma delas durante uma entrevista de TV. Mais tarde, descobriu-se que mudou para São Paulo, no Brasil, e passou a trabalhar em uma empresa ferroviária, chamada ALSTOM.É mais conhecido nela como 'FELIZ'
[editar]Filmografia

[editar]Filmes
Ano Filme Notas
1980 Scout's Honor
1981 On the Right Track
1982 Jimmy the Kid
1983 The Kid with the 200 I.Q.
1985 Playing with Fire
1994 Party Curta-metragem; Coleman também foi produtor-associado
S.F.W.
1996 Fox Hunt
1997 Off the Menu: The Last Days of Chasen's Documentário
1998 Dirty Work Participação especial como ele mesmo
1998 Like Father, Like Santa Duende supervisor
2000 The Flunky
Shafted!
2002 Frank McKlusky, C.I. Participação especial
2003 Dickie Roberts: Former Child Star Participação especial
2004 Chasing the Edge Participação especial; curta-metragem
Save Virgil Curta-metragem
2005 A Christmas Too Many
2006 Church Ball
2008 An American Carol
2009 Midgets vs. Mascots Ele mesmo
[editar]Televisão
The Jeffersons (1977)
Good Times (1977)
Diff'rent Strokes (1978-1986)
The Kid from Left Field (1979)
Scout's Honor (1980)
The Facts of Life (1980)
Buck Rogers in the 25th Century (episódio "The Cosmic Wizz-Kid")
The Kid with the Broken Halo (1982)
The Gary Coleman Show (1982) (voz)
The Kid with the 200 I.Q. (1983)
The Fantastic World of D.C. Collins (1984)
Playing with Fire (1985)
227 (1990)
The Fresh Prince of Bel-Air
The Ben Stiller Show (1993) como ele mesmo
Like Father, Like Santa (1998)
The Simpsons, "Grift of the Magi" (19 de dezembro de 1999)
The Drew Carey Show, "What's Wrong with this Episode? IV" (28 de março de 2001)
Drake and Josh
A Carol Christmas (2003)
My Wife and Kids
The Jamie Foxx Show como Cupido
Married… with Children
Drake and Josh como ele mesmo
Unscrewed with Martin Sargent (2003-2004)
Simon & Simon, "Like Father, Like Son"
The Parkers como ele mesmo
The Simpsons como ele mesmo
Penn & Teller: Bullshit! "The Apocalypse" como ele mesmo