terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Arsenal Football Club







História


[editar]Da fundação à Primeira Guerra Mundial
O Arsenal Football Club foi criado a partir da ideia de um grupo de trabalhadores da Woolwich Arsenal Armament Factory em 1886, que, por diversão, decidiram montar um time de futebol. O Clube a princípio não veio a chamar Arsenal, e sim Dial Square. A primeira partida foi realizada contra o Eastern Wanderers no dia 11 de dezembro de 1886, e o time recém criado venceu por 6 a 0, para a alegria dos trabalhadores da fábrica de armas. Pouco tempo depois o time mudou de nome e passou a se chamar Royal Arsenal, e continuou jogando campeonatos e copas amadoras até o ano de 1891, quando se profissionalizou. Então, em 1891, o time mudou de nome novamente, vindo a chamar Woolwich Arsenal, e conseguindo finalmente entrar para a segunda divisão inglesa, em 1893, alcançando a primeira divisão em 1904. O isolamento geográfico do bairro levou o time a atrair pouco público em comparação com outros clubes londrinos. Isso quase levou o time a falir, até que em 1910 Henry Norris assumiu o controle do Arsenal. Norris então procurou tirar o clube de Woolwich. Logo após ser vendido, em 1913, o time mudou-se para o bairro de Highbury e passou a chamar-se apenas Arsenal. Após o fim da Primeira Guerra Mundial, em 1919, continuou a ser disputada a primeira divisão do futebol inglês, onde permanece até hoje.
[editar]Chapman e os Gloriosos Anos 30
Hebert Chapman chegou ao Arsenal em 1925 e em 1930 guiou os Gunners ao seu primeiro troféu, vencendo o Huddersfield Town na final da FA Cup. Na temporada seguinte, o Arsenal seria campeão Inglês pela primeira vez. Entre 1933 e 1935, ganhou o tricampeonato da liga, feito que só havia sido feito por quatro clubes de ponta. Chapman veio a falecer no meio dos anos de glória do time e acabou se tornando uma lenda para o Arsenal. George Allison assumiu o comando até o final da década, ganhando mais uma FA Cup em 1936 e outro título em 1938. Durante este tempo, teve alguns dos melhores jogadores disponíveis na Inglaterra: Alex James, Ted Drake, David Jack, Eddie Hapgood e George Male apenas alguns dos nomes que jogaram em um dos maiores times da Football League.
[editar]Da pós guerra à primeira dobradinha
A Segunda Guerra Mundial interrompeu o Arsenal no trilhar de seu caminho de glórias. Mais tarde, Tom Whittaker tornou-se o técnico e conseguiu mais sucesso para o time. O Arsenal foi campeão em 1947/48 e em 1952/53. Vencedor da FA Cup em 1950. Os anos 60 passaram em branco com duas derrotas no final do Copa da Liga em 1968 e em 1969.
Em meados da década, Bertie Mee é nomeado novo técnico e na década seguinte conseguiu um dos marcos os mais significativos na história do Arsenal, conquistando o primeiro troféu Europeu em 1969/70, batendo o Anderlecht por 4 a 3 na soma de resultados dos dois jogos da final.
Na temporada seguinte, os Gunners contavam com jogadores como Charlie George, George Armstrong, Ray Kennedy e o capitão Frank McLintock e conquistaram a FA Cup vencendo as duas partidas contra o Liverpool, em White Hart Lane e na prorrogação em Wembley, onde ali voltaria por mais três vezes consecutivas, sob o comando de Terry Neill no final da década, vencendo a segunda delas (3x2 contra o Manchester United). O jogo ficou conhecido como "A final de Cinco Minutos". Os Gunners também chegaram à final da Recopa Europeia, em 1980, com Graham Rix, Frank Stapleton, Pat Rice, David O'Leary e Liam Brady, porém perderam nos pênaltis para o Valencia.
[editar]As Honras de George Graham
Em 1986, George Graham, membro do time vencedor de 1971, assumiu o lugar ocupado por Don Howe. Ele levou o time a conquistar o primeiro troféu da League Cup na temporada de 1986/87 , vencendo o Liverpool por 2 a 1 na final. Dois anos mais tarde, os Gunners venceriam a Liga, com o famoso gol no último minuto de Michael Thomas, alcançando o título com uma vitória de 2 a 0 em Anfield Road. Outro título veio em 1990/91, quando o time tinha o famoso quarteto defensivo (Dixon, Bould, Adams, Winterburn) que perdeu apenas um jogo na liga.
Em 1992/93, o Arsenal tornou-se o primeiro clube a ganhar ambas as Copas Inglesas na mesma temporada (FA Cup e Carling Cup), vencendo o Sheffield Wednesday nas duas ocasiões. Uma corrida suprema na Recopa Europeia, com uma vitória memorável sobre o Parma na final em Copenhagen, graças ao chute de Alan Smith. Os Gunners falharam em manter o título na temporada seguinte, perdendo 1995 para o Zaragoza, ao mesmo tempo em que George Graham saia do clube com seis troféus em apenas oito anos (dois títulos da Liga, uma Taça das Taças, uma FA Cup e duas Taças da Liga).
Foi sucedido por Bruce Rioch, que ficou no cargo por uma temporada.
[editar]O Arsenal na Europa
Nas competições europeias, o Arsenal sempre foi uma grande força, apesar de ter conquistado apenas uma Recopa Europeia. Nos anos 30, quando o time de Chapman marcou época, as competições europeias não existiam. O prestígio do time na Inglaterra era algo mitológico, e se existisse alguma competição Europeia naquele tempo, o Arsenal seria favorito ao título. No final da década de 1950, quando a UEFA criou as suas competições, o Arsenal estava longe dos títulos. Pouco tempo depois, em 1956, morrera o técnico que lhe dera o último troféu, em 1953, Tom Whittaker.
Em 1970, o Arsenal conquistou o seu primeiro título europeu: a antiga Taça das Cidades com Feira (atual Copa da UEFA), vencendo na final o Anderlecht, da Bélgica. Depois de perder por 3-1 em Bruxelas, o Arsenal sufocou os belgas em Highbury. Faltando apenas quinze minutos do final, dois gols em dois minutos, marcados por Radford e Sammels, deram o título à equipe inglesa que venceu por 3-0.
Em 1980, o Arsenal chegou à final da European Cup Winners' Cup, mais conhecida como Recopa Europeia, contra o Valencia, mas perdeu na disputa por pênaltis. Só em 1994 a competição viria a ser conquistada pelos Gunners, o segundo e último título europeu, com uma vitória sobre o Parma por 1-0, gol de Alan Smith, com um potente chute na entrada da área que garantiu a consagração europeia da era George Graham.
Em 2000, o time chegou na final da Taça UEFA, onde entrou após ser desclassificado na 1ª fase da Liga dos Campeões da UEFA, por Barcelona e Fiorentina, sendo derrotado peloGalatasaray. Houve empate por 0-0 no tempo regular de jogo, mas na disputa de pênaltis o clube de Istambul venceu por 4-1.
Em 2006, o Arsenal ficou muito próximo do título inédito da UEFA Champions League. Depois da expulsão de seu goleiro Jens Lehmann, logo no início do jogo, o Arsenal ficou completamente desestruturado e a equipe permaneceu com dez jogadores até ao final da partida. Mesmo assim, o Arsenal saiu em vantagem por 1-0, gol marcado por Sol Campbell após uma falta sofrida por Emmanuel Eboué e cobrada por Thierry Henry. Mas o time perdeu várias oportunidades claras de gol e acabou sofrendo o empate e em seguida, em uma jogada de sorte, sofreu a virada pelo time do Barcelona, em gol marcado pelo brasileiro Belletti.
[editar]O esquadrão imbatível


Nas ruas de Londres, jogadores e torcedores celebram o título de 2003-04.
No início do novo século, o Arsenal conquistou feitos quase impossíveis. Liderados pelo técnico francês Arsène Wenger, um time até então sem grandes nomes veio a ganhar duas dobradinhas dentro da Inglaterra. Na temporada 2001-02, o time conquistou a Premier League e a FA Cup repetindo o feito da temporada 1997-98.
Levando em consideração a dificuldade da Premier League, que é considerada por muitos a liga mais difícil do mundo, o Arsenal veio a ganhar o título sem perder uma partida sequer. Foi na temporada 2003-04, e os torcedores do Arsenal deliraram no último jogo da liga, e logo após o apito final, mais de 350 mil torcedores saíram às ruas de Londres para celebrar o título da equipe que estava fazendo história. Tal equipe que consagrou jogadores como Patrick Vieira, Sol Campbell, Gilberto Silva, Fredrik Ljungberg, Robert Pirès, Edu, Dennis Bergkamp e Thierry Henry. Foi uma celebração gigantesca que chamou a atenção de quase toda imprensa mundial. O time terminou a temporada invicto por 49 jogos, entre a Premier League e as demais competições europeias e nacionais. Até hoje, nenhum time inglês conseguiu tal feito. O Arsenal só veio a perder para o Manchester United na temporada seguinte, quebrando a invencibilidade histórica do time.
As duas dobradinhas e mais o título da FA Cup, em 2005, consagraram de vez o técnico Arsène Wenger como um dos maiores da atualidade e da historia do clube, e mostrou também ao mundo um dos maiores ídolos do Arsenal e um dos melhores atacantes que o mundo já viu, o também francês Thierry Henry.
[editar]O futebol jovem
O clube londrino é um dos mais vencedores do futebol mundial, porém o time adotou desde o início da gestão Wenger uma filosofia apelidada pela imprensa inglesa de young soccer (em português, futebol jovem). Isto é, o time não se preocupa em ocupar sua folha de pagamento com grandes astros do futebol que já têm uma carreira solidificada, como a maioria dos milionários clubes europeus, mas o principal objetivo do clube é contratar jogadores sem muita experiência e que demonstrem um talento destacável.
Este fato faz com que o time apresente um futebol de extremo talento, um toque de bola arrojado e muita agilidade e seu modelo de filosofia tem sido adotado por outros clubes, pois este método mostra-se eficiente tanto no meio econômico como dentro das quatro linhas. Os maiores expoentes dessa filosofia imposta ao clube por Arsène Wenger são jogadores como Cesc Fàbregas, Samir Nasri e até mesmo Thierry Henry e Robin van Persie, que chegou ao clube pouco depois de completar 22 anos de idade.
[editar]Principais clássicos



A foto oficial dos capitães Gilberto Silva e Ledley King antes de um clássico contra os Spurs em 2007.
[editar]Tottenham Hotspur
Ver artigo principal: Arsenal vs. Spurs
Vizinhos e rivais, é a grande rivalidade da cidade de Londres. A rivalidade começou quando o Arsenal se mudou do sul para o norte da cidade, passando a jogar no estádio de Highbury, próximo ao estádio do Tottenham Hotspur. O primeiro confronto entre as equipes aconteceu em 1887.
A rivalidade se intensificou ainda mais nas primeiras décadas do século seguinte, mais precisamente em 1919, logo após a Primeira Guerra Mundial, quando o Arsenal foi convidado para uma vaga na primeira divisão, ocupando exatamente a vaga que seria do Tottenham.
[editar]Manchester United
O United é um rival de muitas décadas, devido ao fato de ambos os clubes serem reconhecidos por suas vitoriosas e tradicionais história no futebol inglês. No período entre 1996 e 2004, a Premier League foi vencida pelo Arsenal ou pelo Manchester United, e a partir daí as equipes desenvolveram uma rivalidade ainda maior nesta competição e em outros campeonatos.
Contra os Red Devils, há vários confrontos marcados pela violência em campo, com dezenas de expulsões ao longo das partidas. Um ponto-chave desta rivalidade foi durante a temporada 2003-04 da Premier League. Nesta temporada, o Arsenal foi campeão com um espetacular recorde de invencibilidade, sem perder nenhum jogo durante todo o campeonato e, durante um dos jogos com o Manchester United, um empate em 0-0 no Old Trafford, num jogo chamado de "A Batalha de Old Trafford", o então capitão do Arsenal, Patrick Vieira, foi expulso no minuto 80, fato que culminou num grande tumulto na partida, e resultou em quatro cartões amarelos para cada lado.
No dia 27 de agosto de 2011 sofre a maior goleada imposta no clássico entre os times. Jogando em Old Trafford o Arsenal perde para o Manchester United por 8-2.
[editar]Chelsea
Outro rival local, mas esta rivalidade foi adquirida mais recentemente, na década de 2000, principalmente a partir do momento em que o Chelsea se tornou um dos times do chamado Big Four inglês, após a chegada do milionário Roman Abramovich.
Está diretamente ligada também à disputa de títulos e jogadores, como Ashley Cole, que saiu do Arsenal rumo ao Chelsea, transferência que causou uma grande polêmica na Inglaterra. Cole, que até então era ídolo nos Gunners, assinou contrato com os Blues em circunstâncias ásperas, e desde então passou a ser marcado como um dos jogadores mais odiados do Arsenal.
Os comentários de José Mourinho, por muitos anos técnico do Chelsea, que constantemente atacava Arsène Wenger em coletivas de imprensa e entrevistas em geral, também promoveram tal rivalidade.
No dia 29/10/11, o Arsenal aplica uma goleada histórica em cima do Chelsea, pelo placar de 5x3, em pleno Stamford Bridge em um partida que Robin van Persie estava inspirado e marcou 3 gols.
[editar]Estádios



O Arsenal Stadium (Highbury), casa do Arsenal entre 1913 e 2006.
[editar]Arsenal Stadium
Ver artigo principal: Arsenal Stadium
O Arsenal Stadium, também chamado de Highbury devido ao bairro no qual este se situa, foi o primeiro estádio de futebol do Arsenal. Localizado no norte da cidade de Londres, na Inglaterra. Foi inaugurado em 6 de setembro de 1913 e possuía capacidade para 38.419 espectadores.
O Arsenal deixou o Highbury em 2006 e transferiu-se para o Emirates Stadium. O estádio foi demolido e transformado em um conjunto de apartamentos, chamado de Highbury Square. Em homenagem ao antigo estádio, durante a temporada 2005-06, última temporada jogando no Highbury, o Arsenal usou como uniforme principal a cor de vinho frismoize. A cor de vinho foi escolhida por ter sido a usada no ano de inauguração do estádio, em 1913.


O Emirates Stadium, estádio do Arsenal desde 2006.
[editar]Emirates Stadium
Ver artigo principal: Emirates Stadium
O Emirates Stadium é o novo estádio de futebol do Arsenal, e começou a ser utilizado na temporada 2006-07. Fica localizado em Holloway, no bairro londrino de Islington, no norte da cidade.
O estádio foi inaugurado em 22 de Julho de 2006 e tem uma capacidade de 60.432 espectadores sentados, tornando-se o quinto maior estádio de futebol no Reino Unido, e o segundo maior estádio da Premier League, atrás apenas do Old Trafford. É também o terceiro maior estádio de Londres, depois de Wembley e Twickenham, que sedia partidas de rugby.
A primeira partida oficial do estádio ocorreu em 19 de agosto de 2006, no empate em 1-1 com o Aston Villa pela Premier League 2006-07. O primeiro gol foi marcado pelo zagueiro sueco Olof Mellberg.
[editar]Uniformes

[editar]Uniformes dos jogadores
1º Uniforme (2011-12) - Camisa vermelha, calção branco e meias vermelhas;
2º Uniforme (2011-12) - Camisa azul, calção e meias azuis.
3º Uniforme (2011-12) - Camisa amarela, calção vermelho e meias amarelas.



Primeiro uniforme



Segundo uniforme



Terceiro uniforme
[editar]Uniformes dos goleiros
Camisa azul-marinho, calção e meias azuis-marinho;
Camisa verde, calção e meias verdes;
Camisa cinza, calção e meias cinzas.



'



'



'
[editar]Uniformes de treino
Camisa vermelha, calção e meias vermelhas;
Camisa preta, calção e meias pretas;
Camisa branca, calção e meias brancas.



1



2



3
[editar]Uniformes anteriores
2010 - 2011



Primeiro



Segundo



Terceiro
2009 - 2010



Primeiro



Segundo



Terceiro
2008 - 2009



Primeiro



Segundo
2007 - 2008



Primeiro



Segundo



Terceiro
2006 - 2007



Primeiro



Segundo
2005 - 2006



Primeiro



Segundo
[editar]Elenco atual

Atualizado em 31 de agosto de 2011.[4]
: Capitão
: Jogador Lesionado
Goleiros
Nº Jogador
13 Wojciech Szczęsny
21 Łukasz Fabiański
24 Vito Mannone
Defensores
Nº Jogador Pos.
4 Per Mertesacker Z
5 Thomas Vermaelen ² Z
6 Laurent Koscielny Z
18 Sébastien Squillaci Z
20 Johan Djourou Z
3 Bacary Sagna LD
25 Carl Jenkinson LD
11 André Santos LE
28 Kieran Gibbs LE
Meio-campistas
Nº Jogador Pos.
2 Abou Diaby V
17 Alexandre Song V
19 Jack Wilshere V
26 Emmanuel Frimpong V
39 Francis Coquelin V
7 Tomáš Rosický M
8 Mikel Arteta M
14 Theo Walcott M
15 Alex Chamberlain M
16 Aaron Ramsey M
30 Yossi Benayoun M
31 Ryo Miyaichi M
Atacantes
Nº Jogador
9 Park Chu-Young
10 Robin van Persie
23 Andrey Arshavin
27 Gervinho
29 Marouane Chamakh
Comissão técnica
Nome Pos.
Arsène Wenger T
[editar]Jogadores emprestados
— Carlos Vela (emprestado a Real Sociedad até junho de 2012)[5]
— Denílson (emprestado ao São Paulo até junho de 2012)[6]
46 Henri Lansbury (emprestado ao West Ham até junho de 2012)
52 Nicklas Bendtner (emprestado ao Sunderland até junho de 2012)
— Wellington Silva (emprestado ao Levante até junho de 2012)
— Joel Campbell (emprestado ao Lorient até junho de 2012)
1 Manuel Almunia (emprestado ao West Ham até junho de 2012)
[editar]Notáveis jogadores

Alan Smith
Alf Baker
Ashley Cole
Bob McNab
Cliff Bastin
Cliff Holton
David Jack
David Seaman
Doug Lishman
Eddie Hapgood
George Armstrong
Graham Rix
Herbie Roberts
Ian Wright
Jack Kelsey
Jimmy Brain
Joe Hulme

Joe Shaw
John Lukic
John Radford
Kenny Sansom
Lee Dixon
Martin Keown
Nigel Winterburn
Paul Davis
Paul Merson
Percy Sands
Peter Simpson
Peter Storey
Ray Parlour
Sol Campbell
Steve Bould
Ted Drake
Tony Adams

Jens Lehmann
Tomáš Rosický
Alyaksandar Hleb
Edu
Gilberto Silva
Kolo Touré
Alex James
Billy Blyth
Frank McLintock
George Graham
Jimmy Logie
Roddy McEachrane
Cesc Fàbregas
Samir Nasri
Emmanuel Petit
Nicolas Anelka
Robert Pirès

Sylvain Wiltord
Thierry Henry
Frank Stapleton
Liam Brady
Pat Jennings
Pat Rice
Sammy Nelson
Nwankwo Kanu
Bob John
Jack Kelsey
Dennis Bergkamp
Marc Overmars
Robin van Persie
Fredrik Ljungberg
Emmanuel Adebayor
David O'Leary
Patrick Vieira
[editar]Estatísticas e recordes

[editar]Mais partidas
# País Nome Período Jogos
1 David O'Leary 1975–1993 722
2 Tony Adams 1983–2002 669
3 George Armstrong 1961–1977 621
4 Lee Dixon 1988–2002 619
5 Nigel Winterburn 1987–2000 584
5 David Seaman 1990–2003 584
7 Pat Rice 1964–1980 528
8 Peter Storey 1965–1977 501
9 John Radford 1964–1976 481
10 Peter Simpson 1964–1978 477
[editar]Maiores artilheiros
# País Nome Período Gols
1 Thierry Henry 1999–2007 226
2 Ian Wright 1991–1998 185
3 Cliff Bastin 1929–1947 178
4 John Radford 1964–1976 149
5 Ted Drake 1934–1945 139
5 Jimmy Brain 1923–1931 139
7 Doug Lishman 1948–1956 137
8 Joe Hulme 1926–1938 125
9 David Jack 1928–1934 124
10 Dennis Bergkamp 1995–2006 120
[editar]Treinadores

Abaixo está a lista de treinadores do Arsenal desde 1894.[7]
País Nome Período
Sam Hollis 1894–1897
Thomas Mitchell 1897–1898
George Elcoat 1898–1899
Harry Bradshaw 1899–1904
Phil Kelso 1904–1908
George Morrell 1908–1915
James McEwen[8] 1915–1919
Leslie Knighton 1919–1925
Herbert Chapman 1925–1934
Joe Shaw 1934
George Allison 1934–1947
Tom Whittaker 1947–1956
Jack Crayston 1956–1958
País Nome Período
George Swindin 1958–1962
Billy Wright 1962–1966
Bertie Mee 1966–1976
Terry Neill 1976–1983
Don Howe 1983–1986
Steve Burtenshaw 1986
George Graham 1986–1995
Stewart Houston 1995

Bruce Rioch[9] 1995–1996
Stewart Houston 1996
Pat Rice 1996
Arsène Wenger[10] 1996–
[editar]Capitães

Abaixo está a lista de capitães do Arsenal desde 1904.
País Nome Período
James Jackson 1904–1905
Terry Neil 1962–1967
Frank McLintock 1967–1973
Alan Ball 1973–1975
Eddie Kelly 1975–1976
Pat Rice 1976–1980
John Hollins 1980–1981
David O'Leary 1981–1983
País Nome Período
Graham Rix 1983–1986
Kenny Sansom 1986–1988
Tony Adams 1988–2002
Patrick Vieira 2002–2005
Thierry Henry 2005–2007
William Gallas 2007–2008
Cesc Fabregas 2008–2011
Robin van Persie 2011–
[editar]Títulos

[editar]Continentais
Taça das Cidades com Feiras: 1
(1969–70)
Recopa Europeia: 1
(1993–94)
[editar]Nacionais
Campeonato Inglês: 13
(1930–31, 1932–33, 1933–34, 1934–35, 1937–38, 1947–48, 1952–53, 1970–71, 1988–89, 1990–91, 1997–98, 2001–02 e 2003–04 )
Copa da Inglaterra: 10
(1929–30, 1935–36, 1949–50, 1970–71, 1978–79, 1992–93, 1997–98, 2001–02, 2002–03 e 2004–05)
Copa da Liga Inglesa: 2
(1986–87 e 1992–93)
Supercopa da Inglaterra: 12
(1930, 1931, 1933, 1934, 1938, 1948, 1953, 1991 (compartilhado), 1998, 1999, 2002 e 2004)
Campeão Invicto

Nenhum comentário:

Postar um comentário